Do Baú... ao Baú !

Faaaaaalllaaaaa Peoples!

Estamos aqui para mais um post semanal. Eu sou Fabrício barros e este é o Catadores de Reliquias indo de galho em galho pela lógica dos baús (???). Esse post parece uma encheção de linguiça (e é) mas é fruto de uma extensa pesquisa (Muito obrigado por existir Wikipédia, já considerada a mãe dos burros, porque o pai é o dicionário). Espero que você viaje na maionese e encontre o fio da meada dentro desse labirinto.
E não esqueçamos do básico:

1 - Assine o feed do blog (aqui do ladinho direito, ó)

2 - Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/CatadoresDeReliquias

3 - Deixe sua opinião maraviwonderfulica aqui nos comentários ou pelo e-mail: catadoresdereliquias@hotmail.com

4 - Seja feliz ^^b (use xícaras, com moderação)

Sem mais contratempos, vamos começar a viagem-vertiginosa-vertical-vegetariana-vanusiana (CHEGA!)

Baú

O baú é uma das formas mais antigas de mobiliário. É uma estrutura tipicamente retangular, com quatro paredes e uma tampa móvel. O espaço interior pode ou não ser dividido. Era usado principalmente para armazenagem de roupas finas, armas, comida e itens de valor.O baú é popularmente referido a uma caixa de madeira retangular de tampa arredondada onde se guarda tesouros.

Tesouros

Tesouro (sob o ponto de vista jurídico) é um depósito antigo de coisas preciosas (por exemplo: dinheiro, jóias, pedras e metais nobres), oculto e de cujo dono não haja memória.1 Em outras palavras, tesouro é a coisa valiosa perdida há tanto tempo que já não se sabe quem é o dono.Locais ermos como montanhas ou cavernas são locais mais suscetíveis a aparição de tesouros, sendo geralmente marcados com sinais discretos ou formações reconhecíveis de pedras.

Pedra do Baú

Pedra do Baú, também conhecido como Complexo do Baú, é um importante conjunto de rochas localizado no município de São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo, Brasil. O ponto culminante é a Pedra do Baú, famoso por abrigar algumas das mais importantes rotas de escalada esportiva e também de longa duração (conhecidas como big-walls). É formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.

Chata

Indivíduo de companhia ou convivência desagradável, inconveniente, desinteressante, não só pela obviedade e previsibilidade, com também pela falta de conteúdo de suas afirmações. Estorvo. Aquele que causa incômodo ou tédio.

Tédio

O tédio é um sentimento humano descrito como um estado de falta de estímulo, ou do presenciamento de uma ação ou estado repetitivo - por exemplo, falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir etc. As pessoas afetadas pelo tédio consideram este estado muitas vezes como  perda de tempo, mas geralmente, não mais do que isto. Alguns acham que ter tempo de sobra também causa tédio. Para as pessoas entediadas, o tempo parece passar mais lentamente do que quando elas estão entretidas. Tédio também pode ser um sintoma da depressão.

Depressão de 1929

Foi a mais grave crise econômica mundial do século 20. Tudo começou por causa de um grande desequilíbrio na economia dos Estados Unidos. Durante a década de 1920, houve um rápido crescimento do mercado de ações no país, com os americanos investindo loucamente nas bolsas de valores, acreditando que elas se manteriam sempre em alta. Cidadãos comuns vendiam as próprias casas para comprar ações, atrás de um lucro fácil e, teoricamente, seguro. No entanto, em meados de 1929, a economia do país começou a dar sinais de que as coisas não iam tão bem assim. Os Estados Unidos entraram em recessão (queda no crescimento econômico) e muitas empresas haviam se endividado além da conta durante o período de euforia. Em outubro de 1929, diante desses sinais negativos, os preços das ações desabaram, provocando a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Nova York

Nova Iorque ou Nova York (em inglês: New York) é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo. É também a terceira cidade mais populosa da América, atrás de São Paulo e Cidade do México. Nova York abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo. A cidade também é referida como Cidade de Nova York para distingui-la do estado de Nova York, do qual faz parte.Localizada em um dos maiores portos naturais do mundo, Nova York é composta por cinco distritos: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island, que pode ser acessada por uma pequena viagem de balsa.

Balsa

Balsa, ferry boat ou ferribote é uma embarcação de fundo chato, com pequeno calado, para poder operar próximo às margens e em águas rasas, e grande boca, muitas vezes utilizada para transporte de veículos.No Brasil uma das mais lembradas é a travessia de balsa do Rio-Niterói.

Rio -Niterói

Onde  um rapaz, ex-paraquedista do exército, viu uma oportunidade dentro das viagens monótonas que fazia diariamente.Então, para animar a balsa, colocou caixas de som com música ambiente, bailarinas e começou a vender refrigerantes. Nos intervalos, fazia propaganda de diversos anunciantes. Ficou algum tempo nessa vida até mudar-se para São Paulo, conhecer outro homem, chamado de Manuel de Nóbrega e com ele começar uma empresa com uma ideia inovadora para a época: o carnê do Baú da Felicidade.

Baú da Felicidade

O Baú da Felicidade foi uma empresa brasileira, pertencente ao mega-empresário Senor Abravanel, o Silvio Santos(lembra do ex-paraquedista, então).O cliente do Baú adquiria um carnê, chamado Carnê de Mercadorias, e que deveria ser pago mensalmente (rigorosamente em dia), e concorria a sorteios de prêmios. Após um prazo determinado, o cliente poderia trocar o valor pago por mercadorias à sua escolha nas lojas do Baú.Criada em 1958 e extinta em abril de 2013.Deixando milhares de cortinas, lençóis e cobertores guardados para posteridade, num baú.

Muito obrigado (eu sei, eu sei) e mandem sugestões também de termos que vocês querem que viajemos (dê-nos um desafio!) e até o próximo post. Bye!!!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

S04E07 - Rádio dos Catadores (com muito Errê)

Aviso Aos Navegantes!!! Novidades À Vista !!!!

Review no Porão 04 - 7 Wonders