Dia do Baralho (e do Gambit também?)

Ladies and Gentleman! Peoples e Peoplas! Humanos e Humanas, Exatas e Biológicas!
Eu sou Fabrício Barros e este é o Catadores de Reliquias, apostando alto num assunto que, pessoalmente me surpreendeu, estamos falando de um dia especial, um dia que ninguém imaginava estar no calendário (e talvez não esteja, vai saber) homenageando noitadas de jogatina e palavrões gratuitos... Enaltecendo reviravoltas e sortes de principiantes, mágicas amadoras e ilusionistas... Sem mais delongas, hoje o Catadores de Relíquias vai falar sobre:

O DIA DO BARALHO!
(do baralho, ba-ra-lho!)

Sim ,jovem padawan truqueiro, hoje vamos passear pelo mundo do baralho...

Muitos Naipes, Muitas Faces

Com um único baralho, daqueles comprados na vendinha ou local que você encontre um baralho a venda, você pode jogar mais de setenta tipos de jogos diferentes, sem contar jogos que você pode inventar, o que aumenta e muito a lista.O baralho não tem uma origem muito concreta, propõe-se que ele existia na China há muito tempo atrás, logo depois da invenção do papel, outras fontes atribuem a origem aos árabes.
Nosso baralho atual veio dos baralhos europeus dos séculos XIV e XV, sofrendo adaptações até o formato que conhecemos hoje.

As figuras do baralho, Reis, Damas e os Valetes tem representações de personalidades reais, homenagens atribuídas às figuras, sendo (obrigado Wikipédia):

Rei de Ouros - Júlio Cesar, geralmente portando um machado que simboliza as legiões romanas;
Rei de Espadas - o rei israelita Davi;
Rei de Copas - o rei Carlos Magno;
Rei de Paus - Alexandre, O Grande;
Dama de Ouros - Raquel, esposa de Jacó;
Dama de Espadas - A deusa grega Atena;
Dama de Copas - Judite, personagem bíblica católica;
Dama de Paus - Elizabeth I, da Inglaterra;
Valete de Ouros - Heitor, Príncipe de Tróia;
Valete de Espadas - Hoigier, primo de Carlos Magno;
Valete de Copas - La Hire (Étienne de Vignolles);
Valete de Paus - Sir Lancelot.

Muito bom, muito maneiro, mas e o Dia do Baralho?

Aí é que está, meu caro amigo virtual poker facetico (espero que facetico não exista), a Copag (patrocina o Catadores, sua linda!), criou uma homenagem a este instrumento de distração de aulas e diversão gratuita (e com um adendo: A Copag começou em 1918 a produzir baralhos e isso dá mais ou menos, se a matemática não falha, 95 anos, quase um século de jogos e arrisco dizer milhões de baralhos criados) no dia 13/9. A data foi escolhida justamente para lembrar do mais tradicional baralho da Copag, o 139 (entendeu? hã,hã).
E sim amiguinho, nós do Catadores estamos atrasados na data mas não poderiamos deixar de mostrar a vocês pelo menos um pouquinho sobre o baralho.
Assista aqui ao trailer de um documentário produzido pela Copag, ilustrando a influência que o baralho tem na vida de várias pessoas e em várias histórias, o que é muito interessante, mesmo pra quem não é muito chegado a um carteado:



Uma curiosidade extra (ou não, né?) é que outra grande empresa poderia ser homenageada no dia do baralho, mesmo não produzindo mais o produto. É a Nintendo! Sim, no inicio a Nintendo, em 1889 (o que já é tempo pra caramba) começava a produzir baralhos de hanafuda (eu não sei o que é hanafuda,ainda) e outros modelos também, chegando a até mesmo criar cards estampados em parceria com a  Disney, ficando no ramo de baralhos até meados de 1964, 75 anos no mercado, quase falindo e ressurgindo poucos anos depois produzindo jogos de fliperama. 

Finalmentes (ou Truco, Marreco!)

Espero que tenham gostado desse passeio pela viela dos baralhos, que tem muito assunto a ser explorado, aqui nos concentramos no tipo de baralho mais comum, existem por exemplo os Trading Card Games como Magic the Gathering, que vão aparecer alguma hora por aqui. O link para o documentário está aqui em baixo, não deixe de comentar aqui mesmo no blog, ou dar uma curtida na nossa página do Facebook ( coloque Catadores de Relíquias na barra de procura e aparece logo em cima). Se quiser dar uma cartada de mestre e nos enviar um e-mail, estaremos esperando, só mandar para: catadoresdereliquias@hotmail.com.
Agradeço o apoio, a ajuda e o feedback que recebemos! Obrigado e Bye!

13/9 - O Dia do Baralho (Youtube): http://www.youtube.com/watch?v=WN_tHN6g3y0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

S04E07 - Rádio dos Catadores (com muito Errê)

Aviso Aos Navegantes!!! Novidades À Vista !!!!

Review no Porão 04 - 7 Wonders