Nossas Tradições ( e a volta do Livreiro !)

Olá a todos, hoje venho falar sobre as relíquias de cada um, as relíquias de cada pessoa que a fazem ser como ela é, suas tradições. 
Hoje venho falar de uma tradição presente no mês de novembro, passada a mim por meu pai e tio: O Dia de Finados. 

No dia de finados vou ao cemitério levar flores para eles, faço isso a dois anos aproximadamente, embora eles tenham falecido a mais tempo, e venho lhes explicar o que me  fez começar a levar flores dois anos atrás, mas antes gostaria de colocar um pouco de informação útil aqui então, o que é o dia de finados?
Bem há poucas informações sobre isso, segundo a Wikipedia desde o século V a igreja reservava um dia do ano para rezar pelos mortos esquecidos por todos, quanto a origem da data ( dia 2 de novembro), acreditasse que tenha sido adaptada da cultura celta, como muitos dos outros dias santos " católicos". Na cultura celta o dia primeiro de novembro era utilizado parar evocar e homenagear os mortos, entretanto as reuniões aconteciam nos lares das famílias e não no cemitério.
Então a tradição de finados é uma tradição que se conserva a mais de 1500 anos, mas o que leva as pessoas a continuarem com ela? Da minha parte, segue minha resposta:
Apesar de  não ser católico nem fiel a alguma religião, talvez não ouse falar que não acredito em nada entretanto,  lá estou eu levando flores para meus entes falecidos no dia de finados.  O que me faz levar flores é o fato de que meu pai e meu tio no curto período em que os conheci, levavam flores aos túmulos de nossos familiares no dia de finados como bons católicos, mas eu não acredito nisso, então porque  motivo eu estou lá? A dois anos me ocorreu este simples motivo.
Basta partir do pressuposto de que eu não sou o dono da verdade. E se eu estiver errado, e exista uma vida após a morte e que nossos entes falecidos estejam lá no dia 2 de novembro aguardando a minha visita? Por respeito a eles não devo eu continuar esta tradição, levando flores para eles?
 Pra mim essa resposta é sim. Por isso vou ao cemitério levar flores não porque acredite mas porque eles acreditavam. Assim eu dou continuidade a tradição.

Agora pergunto a vocês  quais suas tradições? Quais coisas foram lhe passadas pelos seus antepassados?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

S04E07 - Rádio dos Catadores (com muito Errê)

Aviso Aos Navegantes!!! Novidades À Vista !!!!

Não Repare na Tomada 00 - Cães, Gatos e Apresentações