CDR_Shot 04 - O Regresso

Resenha de O Regresso:

    O ano é 1820,  numa região ainda selvagem e pouco acolhedora dos  Estados Unidos, caçadores de peles estão terminando seu trabalho, recolhendo e tratando as últimas peças a beira de um rio.  A paisagem  é decorada pelo entardecer e pelos primeiros ventos frios anunciando um inverno vindouro… Eu sou Fabrício Barros e hoje vou falar sobre o filme O Regresso.  Sejam bem vindos ao CDR Shot.

(vinheta)

    Cansado e coberto de peles cruas estou aqui para avisar que está resenha é uma opinião pessoal e se reserva a não fazer spoilers,  e recomendamos, além de uma boa dose de conhaque, que também não dêem spoilers nem aqui, como na vida.

    Sobrevivência,  vingança,  faroeste,  creio que cada uma destas palavras paradoxalmente definiriam e não definiriam o longa,  diga-se de passagem com 156 minutos, de Alejandro Iñárritu. Tudo isso são elementos do filme em separado mas que permeiam todos ao mesmo tempo a trama. E você é conduzido de um a outro pelo enredo, baseado no romance de  Michael Punke e escrito pelo próprio diretor em parceria com Mark L. Smith (de Temos Vagas); pelos cenários nevados captados com esmero e perfeição por Emmanuel Lubezki, com planos sequência estonteantes e contemplativos na medida exata, meio que ditando o ritmo do filme entre tempestades e bonanças; pela música eficiente e respeitosa de Ryuichi Sakamoto, pelas interpretações de Tom Hardy e seu John Fitzgerald, egoísta, complexo e marcado por traços duros que se refletem em seu comportamento e de Leonardo Di Caprio como Hugh Glass, o estrangeiro fechado,  marcado por perdas e escolhas duras, criando um filho mestiço numa época alastrada de preconceito.

    E por falar dos dois,respectivamente Fitzgerald e Hugh, desde o início da trama os dois são colocados em lados opostos e o filme não nega em momento algum o que Fitzgerald é e dá sua razões durante a história, criando essa antipatia entre os personagens de modo abrupto o que pode parecer forçado para alguns como já ouvi enquanto fazia este texto.

Incidentes ocorrem deixando Hugh incapacitado, e ele mesmo sendo o guia do grupo de caçadores de peles, depois de algum tempo tem de ser deixado pra trás,  junto de Fitzgerald,  seu filho Hawk e um jovem e inexperiente caçador chamado Bridger.   Deixado à sorte depois de ver seu filho ser morto, abandonado num ambiente cada vez mais inóspito por conta do inverno que se aproxima cada vez mais e uma distância considerável de algum local civilizado, Hugh Glass é impulsionado pela perda do filho e pela sede de vingança, partindo. Sobrevivendo.

    Tudo isso acontece no máximo no primeiro quinto do filme, não acredito que isso retire algum gosto pelo mesmo, já que essa é a premissa inicial. A sobrevivência está a todo tempo batendo a porta, é um sentimento constante e quase invasivo. As câmeras acompanham tão próximo os personagens que suas respirações transparecem na tela, dando um sentido de tensão enorme.

FINALMENTES:

    O Regresso é um ótimo filme, que merece suas ótimas críticas tanto de especialistas quanto do público,  que está aceitando bem o filme até o momento em que escrevo este texto, não vou expor minha opinião sobre Oscares,  não sou de apostas, mas posso dizer que este é um dos mais belos filmes que já assisti, que me envolveu e deu um outro olhar sobre o que é a natureza em si, e quão poderosa ela é.

Nota: 9.2

    Mas não deixe de reclamar conosco sobre nevascas, animais selvagens e índios furiosos aqui pelo nosso email que é: emailcatadoresdereliquias@gmail.com,  curta nossa página no Facebook se ainda não o fez e não posso esquecer que hoje temos neste post, as indicações do que nossos amigos do Balaio de Noob e do Bicho de Estante fizeram está semana. Dêem uma olhada também. Este texto e todos os outros conteúdos estarão no post.  Então é isso,  enquanto respirar, continue  lutando e Bye! 



Download :D (baixe aí ^^b)


E Nesta Semana:

Balaio de Noob nesta semana
Bicho de Estante nesta semana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

S04E07 - Rádio dos Catadores (com muito Errê)

Aviso Aos Navegantes!!! Novidades À Vista !!!!

Review no Porão 04 - 7 Wonders