CDR Shot 06 - Neverending Nightmares

Acordar no meio da noite,  a casa silenciosa e a escuridão ao redor protegendo todos os piores temores, escondendo os monstros mais obscuros de nossa mente. Agora imagine que todos estes perigos noturnos sempre cheguem até você, inexoravelmente e num estalo você acorde de novo na segurança de sua cama, acordar no meio da noite, a casa silenciosa e a escuridão ao redor... Eu sou Fabrício Barros  e hoje vou falar sobre o jogo Neverending Nightmares, e bem vindos ao CDR Shot!

(vinheta)

Aqui debaixo de minhas cobertas venho relembrar que esta resenha se reserva a não produzir infinitos spoilers e aconselha nossos ouvintes e leitores a não fazer o mesmo nos comentários deste post ou pela vida.

Neverending Nightmares é um jogo sobre medos, um projeto de Matt Gilgenbach que expressou seu estado frágil enquanto sofria com a depressão num jogo de cenários em preto e branco e movimentação em 2D. O jogo tem como personagem principal Thomas e seu relacionamento com sua irmã que acontece dentro dos pesadelos, o jogo usa um tom  sombrio e triste nos encontros entre os dois; os ambientes que Thomas explora são grandes e com um toque de estranheza que se instala a cada porta aberta e nos detalhes como um quadro diferente ou uma boneca inocente que hora ou outra pisca. A ambientação é a maior arma do jogo, auxiliado pelos sons da casa e das crescentes que deixam tensos até alguns jogadores mais corajosos que conheço. Manchas de sangue, coisas escritas em sangue e outros detalhes perturbadores vão se acumulando durante a jornada, com a escuridão deixando no ar o que está espreitando.

A sensação de que cada novo cômodo tem algo inesperado e porque não dizer mortal a espera é novo e surpreendente.

A arte preza por deixar o jogador desconfortável, a sacada da escuridão ser formada pela sobreposição de riscos, quanto mais escuro mais riscado e sujo o ambiente se torna, quant mais claro, mais limpo o ambiente fica. Outro detalhe é a utilização de uma técnica de som chamada holofonia, a qual cria com som um ambiente tridimensional e mais imersivo (mais detalhes sobre holofonia AQUI - matéria do Nerd Maldito sobre Holofonia.

FINALMENTES:

Neverending Nightmares é um jogo de horror psicológico, surpreendendo por sua imersão dentro de uma estética tão incomum e do inteligente uso do recurso de um sonho que não acaba, além é claro dos sustos. A história deve ser vista com  seus próprios olhos e os desdobramentos são interessantes. Pensar sobre como foi o periodo depressivo do desenvolvedor e do envolvimento emocional que ele teve com o game e como as mecânicas do jogo traduzem estas sensações, torna jogar especificamente este jogo uma experiencia além dos sustos para um experimento de empatia, de entender a mente do autor e compreender seus anseios. Enfim um jogo muito bom.

NOTA: 9,0

Aqui estamos nós, depois de me beliscar pra me certificar que estou acordado, estou a avisar que vocês podem contar seus sonhos e pesadelos aqui pelo nosso email que é: emailcatadoresdereliquias@gmail.com  e em nossas redes sociais, deixe seu Curtir em nossa página do Facebook e espalhe a palavra dos Catadores pela Interwebs! O roteiro deste episódio estará no post, assim como todos os outros , no blog. Não deixe de beber seu leite antes de dormir e Bye!

DownloaD CDR Shot 06 - Neverending Nightmares (clique com o botão direito e Salvar Link Como)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

S04E07 - Rádio dos Catadores (com muito Errê)

Aviso Aos Navegantes!!! Novidades À Vista !!!!

Review no Porão 04 - 7 Wonders