Sobre... Jojo´s Bizarre Adventure - Phantom Blood


Olá Personas! Vamos falar sobre um anime no minimo estranho, para explicar melhor, bizarro... Sim personas, falarei hoje sobre Jojo´s Bizarre Adventure, ou pelo menos do primeiro arco de histórias - Phantom Blood. Mas antes vamos explicar um pouco mais sobre o que é Jojo em midias.

Como vamos explorar aqui somente o primeiro arco do anime, eu infelizmente não pude ler o mangá, aliás Jojo é separado por partes e atualmente se encontra em sua oitava parte chamada Jojolion. O mangá começou a ser publicado em 1987 pela Weekly Shonen Jump com um total de 44 capitulos que cobrem os cinco primeiros volumes. Escrito e desenhado por Hirohiko Araki, que continua produzindo até hoje, atualmente na Ultra Jump (ele foi transferido para esta que é uma seção seinen da Shueisha).

Hirohiko Araki, autor do mangá
A História

Phantom Blood conta a história de Johnattan Joestar e sua familia e Dio Brando, rival de Johnattan  e principal vilão do arco. Ela de certa forma é uma história mais pé no chão no inicio, lembrando muito nossas novelas pelo drama e pelas motivações que nos são apresentadas. O que dá um twist em toda temática é justamente um elemento mágico,vamos explicar:

Começamos a história mostrando um acidente com o pai de Johnattan  e como ele é salvo por mero destino e oportunismo pelo pai de Dio, a história pula para tempos depois e a chegada de Dio à casa dos Joestar. o desenrolar dos fatos nos mostram que Dio é frio e tem ambições dignas de vilões de novelas mexicanas e além de um raciocínio ligeiro, que o tira de algumas situações difíceis. Já Johnattan nos é mostrado como alguém bom, fraco e com uma vontade de ferro, que durante sua história é imprescindível para alcançar a vitória sobre os obstáculos.

Isso dá uma ideia sobre Dio Brando 
E como toda boa novela temos a última ponta do triângulo, que é Erina, uma menina que se apaixona por Jojo e (spoiler!) e tem seu primeiro beijo roubado por Dio que de fato não tem sentimento algum pela garota, só utilizando-a para desmoronar a moral do pobre, ou melhor, do inocente Jojo.

O conflito cresce e vemos os planos e maldades de Dio subindo de patamar, uma tentativa de assassinato fria e calculada, mistérios com mascaras de pedra e pasmem, vampiros!

Sim, Vampiros...

E é ai, que o anime vai se tornando o battle shonen nosso de cada dia, com poderes e golpes, reviravoltas inesperadas, mortes e um toque de bizarrice, que você percebe que esteve permeando toda a história desde o começo. Sem deixar o drama de lado, com conceitos sobre família, destino, cavalheirismo, honra e perdão.

Mas então... é bom?

Jojo's Bizarre Adventure já  é um mangá com um histórico de adaptações para animes meio conturbado, tanto pela temática quanto por diversos processos que não deram certo. A david Comunication assumiu a frente ao adaptar o primeiro e segundo arco (Battle Tendency, o qual falarei em breve em outra postagem) fechados num formato de temporada com 26 episódios que foi exibido em 2012. Eu já havia visto Phantom Blood uma vez, o primeiro episódio, junto de um amigo meu e nós odiamos. Mais tarde em outra ocasião, me deparei novamente com Phantom Blood e decidi trilhar o caminho do cavalheiro, sem expectativas e me surpreendi quando vi toda a história pela espiral de reviravoltas e ideias loucas.

Alguns dos Personagens de JBA: Phantom Blood

O modo como a história é contada e até a animação, o modo como ela é produzida, tendem a ser mais lentos e explicativos em mínimos detalhes, resgatando a narrativa do mangá que foi feito em 1987. Uma outra época e outra maneira de pensar em como contar uma história, aliado aos fatos inusitados que a trama apresenta, me fizeram repensar sobre o anime e me cativaram a torcer pelo gigante gentil. (Assista e você vai ver sobre o que estou falando).

Recomenda?

Sim, mas recomendo que você assista a história de outro Joestar antes, no meu caso eu comecei com Stardust Crusaders, a terceira parte animada e a mais conhecida do público em geral, e depois fiz uma viagem até a origem de toda loucura aqui em Phantom Blood, que tem uma pegada diferente. Bom, é isso, espero que gostem, e esperem mais indicações vindo por aí ! Bye!

Comentários

  1. Ei tio Fab!! Vejo esse anime com uma amiga, ainda não vi todos os 26 eps mas é definitivamente o anime mais retardado que já vi, rio muito vendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Jaca-chan ! Jojo é (em minha mais humilde opinião), um dos melhores battle shonens. Phantom Blood, a primeira parte tem só oito episódios, Logo logo nós falaremos aqui sobre Battle Tendency, uma das melhores sagas. Bye bye!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

S04E07 - Rádio dos Catadores (com muito Errê)

Aviso Aos Navegantes!!! Novidades À Vista !!!!

Não Repare na Tomada 00 - Cães, Gatos e Apresentações