Sobre... Jojo´s Bizarre Adventure - Phantom Blood


Olá Personas! Vamos falar sobre um anime no minimo estranho, para explicar melhor, bizarro... Sim personas, falarei hoje sobre Jojo´s Bizarre Adventure, ou pelo menos do primeiro arco de histórias - Phantom Blood. Mas antes vamos explicar um pouco mais sobre o que é Jojo em midias.

Como vamos explorar aqui somente o primeiro arco do anime, eu infelizmente não pude ler o mangá, aliás Jojo é separado por partes e atualmente se encontra em sua oitava parte chamada Jojolion. O mangá começou a ser publicado em 1987 pela Weekly Shonen Jump com um total de 44 capitulos que cobrem os cinco primeiros volumes. Escrito e desenhado por Hirohiko Araki, que continua produzindo até hoje, atualmente na Ultra Jump (ele foi transferido para esta que é uma seção seinen da Shueisha).

Hirohiko Araki, autor do mangá
A História

Phantom Blood conta a história de Johnattan Joestar e sua familia e Dio Brando, rival de Johnattan  e principal vilão do arco. Ela de certa forma é uma história mais pé no chão no inicio, lembrando muito nossas novelas pelo drama e pelas motivações que nos são apresentadas. O que dá um twist em toda temática é justamente um elemento mágico,vamos explicar:

Começamos a história mostrando um acidente com o pai de Johnattan  e como ele é salvo por mero destino e oportunismo pelo pai de Dio, a história pula para tempos depois e a chegada de Dio à casa dos Joestar. o desenrolar dos fatos nos mostram que Dio é frio e tem ambições dignas de vilões de novelas mexicanas e além de um raciocínio ligeiro, que o tira de algumas situações difíceis. Já Johnattan nos é mostrado como alguém bom, fraco e com uma vontade de ferro, que durante sua história é imprescindível para alcançar a vitória sobre os obstáculos.

Isso dá uma ideia sobre Dio Brando 
E como toda boa novela temos a última ponta do triângulo, que é Erina, uma menina que se apaixona por Jojo e (spoiler!) e tem seu primeiro beijo roubado por Dio que de fato não tem sentimento algum pela garota, só utilizando-a para desmoronar a moral do pobre, ou melhor, do inocente Jojo.

O conflito cresce e vemos os planos e maldades de Dio subindo de patamar, uma tentativa de assassinato fria e calculada, mistérios com mascaras de pedra e pasmem, vampiros!

Sim, Vampiros...

E é ai, que o anime vai se tornando o battle shonen nosso de cada dia, com poderes e golpes, reviravoltas inesperadas, mortes e um toque de bizarrice, que você percebe que esteve permeando toda a história desde o começo. Sem deixar o drama de lado, com conceitos sobre família, destino, cavalheirismo, honra e perdão.

Mas então... é bom?

Jojo's Bizarre Adventure já  é um mangá com um histórico de adaptações para animes meio conturbado, tanto pela temática quanto por diversos processos que não deram certo. A david Comunication assumiu a frente ao adaptar o primeiro e segundo arco (Battle Tendency, o qual falarei em breve em outra postagem) fechados num formato de temporada com 26 episódios que foi exibido em 2012. Eu já havia visto Phantom Blood uma vez, o primeiro episódio, junto de um amigo meu e nós odiamos. Mais tarde em outra ocasião, me deparei novamente com Phantom Blood e decidi trilhar o caminho do cavalheiro, sem expectativas e me surpreendi quando vi toda a história pela espiral de reviravoltas e ideias loucas.

Alguns dos Personagens de JBA: Phantom Blood

O modo como a história é contada e até a animação, o modo como ela é produzida, tendem a ser mais lentos e explicativos em mínimos detalhes, resgatando a narrativa do mangá que foi feito em 1987. Uma outra época e outra maneira de pensar em como contar uma história, aliado aos fatos inusitados que a trama apresenta, me fizeram repensar sobre o anime e me cativaram a torcer pelo gigante gentil. (Assista e você vai ver sobre o que estou falando).

Recomenda?

Sim, mas recomendo que você assista a história de outro Joestar antes, no meu caso eu comecei com Stardust Crusaders, a terceira parte animada e a mais conhecida do público em geral, e depois fiz uma viagem até a origem de toda loucura aqui em Phantom Blood, que tem uma pegada diferente. Bom, é isso, espero que gostem, e esperem mais indicações vindo por aí ! Bye!

Comentários

  1. Ei tio Fab!! Vejo esse anime com uma amiga, ainda não vi todos os 26 eps mas é definitivamente o anime mais retardado que já vi, rio muito vendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Jaca-chan ! Jojo é (em minha mais humilde opinião), um dos melhores battle shonens. Phantom Blood, a primeira parte tem só oito episódios, Logo logo nós falaremos aqui sobre Battle Tendency, uma das melhores sagas. Bye bye!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Finito !! E os escolhidos são...

Um Desafio para a Latinha (Games)

S04E07 - Rádio dos Catadores (com muito Errê)