segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Dia Nacional dos Quadrinhos terá “encontro geek” em Itu seguido de exibição de documentário


No Dia Nacional dos Quadrinhos, quinta-feira, 30 de janeiro, a partir das 18h, a Prefeitura de Itu irá realizar um encontro na Praça da Matriz para reunir o público jovem da cidade. O local abrigará um espaço confortável para falar de quadrinhos, cosplay, boardgames, RPG, música K-Pop e outros elementos do “universo geek”.
A reunião contará com participação especial dos organizadores do CaipiraCon, que irão aproveitar a abertura do encontro para anunciar oficialmente o evento geek que irão realizar em maio, também em Itu. O CaipiraCon, realizado oficialmente pela editora FoxTablet, conta com apoio da Prefeitura de Itu, e a participação voluntária de dezenas de jovens de Itu e região.
Após anúncio oficial do CaipiraCon, haverá mesa redonda com profissionais de quadrinhos e praticantes de cosplay para debate aberto sobre o estado atual desse universo e suas possibilidades no interior de São Paulo. A mesa redonda contará com a presença de Pedro Mauro, quadrinista e ilustrador de renome internacional, Adriana Moreira, quadrinista, ilustradora e professora de desenho e mangá, André Roedel, jornalista e crítico de quadrinhos, Ryu Cenobita e Hatsuki, Cosplayers, e Jean-Frédéric Pluvinage, diretor da editora FoxTablet e organizador do evento geek CaipiraCon.
No final, o público será convidado a entrar na reformada Casa da Praça, para ver artes realizadas por crianças do bairro Vila da Paz, e também para participar de uma feira de trocas de gibis. Os participantes da feira de trocas também poderão doar gibis para ajudar na criação de uma gibiteca da Biblioteca Municipal de Itu.

Novo ponto de exibição em Itu


Já no dia seguinte, sexta-feira, 31 de janeiro, na Casa da Praça em Itu, às 19h, haverá a estreia de um novo ponto de exibição de filmes em Itu. Esta nova cinemateca que ainda definirá seu nome irá iniciar suas atividades com a exibição de um documentário voltado aos quadrinhos, “Sobrou alguma coisa no tinteiro? Vida e obra de Eugênio Colonnese”.
Trata-se do primeiro documentário sobre a vida e obra de Eugênio Colonesse. Nascido na Itália em 1929, mudou-se para a Argentina em 1946, onde construiu uma rápida e fulgurante carreira em revistas como “El Tony”, “Hora Cero” e “Misterix”. Na Argentina conheceu os artistas Osvaldo Talo e Rodolfo Zalla. Os três imigraram para o Brasil no início dos anos 60 e ajudaram a construir o período mais fértil e criativo dos quadrinhos brasileiros.
Produzido pelo premiado cartunista Marcio Baraldi, fã e amigo de Colonnese, o filme reconstrói a vida do artista desde o princípio, através de depoimentos de familiares, amigos, artistas e editores como Rodolfo Zalla, Álvaro de Moya, Rubens Lucchetti, Gonçalo Junior, Franco de Rosa, entre outros.




A sala de exibição tem limite de 30 lugares sendo que as vagas devem ser adquiridas uma hora antes do evento no próprio local. Haverá também sorteio de livros e DVDs para os participantes.

Encontro Geek
Dia 30 de janeiro, 18h. 
Praça Padre Miguel - Centro, Itu.

Documentário ““Sobrou alguma coisa no tinteiro?” 
Diretor Marcio Baraldi. Ano: 2019
Duração 90 minutos - Censura 16 anos
Dia 31 de janeiro, 19h (retirada de ingresso uma hora antes). 
Casa da Praça, Praça Padre Miguel, 56 - Centro, Itu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quase Semi Profissional #23 - Um Deck Tech de 1,99

O Quase Semi Profissional voltou pagando as contas e trazendo um baralho de commander de bestas que começou numa live. Chega mais pra ver es...